login

Richard Stallman: Criador do movimento Software Livre faz palestra no ICMC

Por Assessoria de Comunicação NAPSoL

O lançador do movimento Software Livre realizará a palestra A Free Digital Society no dia 11 de dezembro, às 10h, no auditório Prof. Fernão Stella de Rodrigues Germano do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). O evento é realizado pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSoL).

A palestra tratará a inclusão digital e suas ponderações, será aberta ao público e ministrada em inglês. O evento será transmitido pela IPTV USP (http://iptv.usp.br/portal/home.jsp) e PósTV (http://www.postv.org/).
As inscrições podem ser feitas através do site: http://www.icmc.usp.br/Portal/Sistemas/Eventos/inscrever.php?evid=101.

Richard Stallman (Foto: Divulgação)

Abstract

Activities directed at ``including'' more people in the use of digital technology are predicated on the assumption that such inclusion is invariably a good thing. It appears so, when judged solely by immediate practical convenience. However, if we also judge in terms of human rights, whether digital inclusion is good or bad depends on what kind of digital world we are to be included in. If we wish to work towards digital inclusion as a goal, it behooves us to make sure it is the good kind.

Sobre Richard Stallman

Lançou o movimento Software Livre em 1983 e iniciou o desenvolvimento do sistema operacional GNU em 1984. O GNU é um software livre em que cada usuário tem a liberdade de copiá-lo e redistribuí-lo, com ou sem alterações. O sistema GNU é a base do Linux atual, utilizado em muitos computadores.

Stallman também é fundador do Free Software Foundation (FSF), colaborador da Harvard University e recebeu prêmios como o ACM Grace Hopper, MacArthur Foundation Fellowship, Electronic Frontier Foundation’s Pioneer, o Prêmio Takeda por melhoria social / econômica e vários doutoramentos honoris causa.

Serviço:
Idioma: Inglês
Título: A Free Digital Society
Ministrante: Richard Stallman
Data: 11/12/ 2012
Hora: 10h00.
Local: Auditório Professor Fernão Stella de Rodrigues Germano ICMC-USP – Av. Trabalhador são-Carlense, 400, Centro - São Carlos - SP
Inscrições: http://www.icmc.usp.br/Portal/Sistemas/Eventos/inscrever.php?evid=101

Entrada gratuita.

NAPSoL

O Programa de Incentivo à Pesquisa foi criado pela Reitoria da Universidade de São Paulo (USP) com a intenção de incentivar a pesquisa e inovação em áreas relevantes para a sociedade.

O Núcleo de Apoio em Software Livre (NAPSol), um dos aprovados, tem o objetivo de realizar a pesquisa científica-tecnológica pela busca da criação de processos, métodos e ferramentas para a produção de Software Livre de alta qualidade, contribuindo para a disseminação de conhecimento aberto para toda a sociedade.

As atividades envolvem a pesquisa específica em Computação e demais áreas do conhecimento, além de outros grupos de produção de software livre. Tem a intenção de alavancar o desenvolvimento e o uso de software inovador disponibilizado sob licenças livres e facilitar a transferência de tecnologia da universidade para a indústria. O núcleo é integrado pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), Instituto de Matemática e Estatística (IME) e Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).

Para mais informações: comunicacaonapsol@gmail.com