Veja como foi: Installfest no ICMC

rberaldo's picture

Participantes puderam tirar dúvidas sobre Linux, instalar o sistema em suas máquinas e conhecer a comunidade.

No último sábado (22), o sancaLUG realizou um mutirão de instalação de GNU/Linux no ICMC-USP, em São Carlos. O evento, organizado em parceria com o CCSL-ICMC, teve como objetivo instalar o sistema livre nos computadores dos visitantes, além de promover a expansão da comunidade.

A installfest — a primeira promovida pelo sancaLUG — contou com cerca de trinta participantes. Dez instalações foram realizadas. Dentre as distribuições de GNU/Linux oferecidas, estavam Ubuntu, Ubuntu MATE, Fedora e Antergos.

Além das instalações, as cinco horas de evento foram repletas de conversa sobre software livre e tecnologia em geral. Foram tópicos como privacidade, Internet das Coisas e sistemas embarcados, hardware e dúvidas sobre Linux em geral.

Ambições futuras

Os organizadores do sancaLUG já estão pensando nos próximos eventos. A missão do grupo é fomentar o crescimento da comunidade de usuários de Linux e software livre, dentro e fora da universidade.

Para isso, oficinas de GNU/Linux estão sendo planejadas em parceria com o Opensanca, o maior grupo de conhecimento livre de São Carlos e região. Também serão promovidas outras installfests e eventos de confraternização.

Panorama geral

A cidade de São Carlos é servida por várias iniciativas de conhecimento livre. Os membros podem participar de palestras e oficinas, dojos de programação e confraternizações. Confiram a lista que preparamos para ajudar o leitor interessado:

  • Opensanca — o maior meetup de conhecimento livre da cidade, o Opensanca promove principalmente sessões de palestra, workshops e trilhas de treinamento em várias tecnologias, todos em sua maioria gratuitos.
  • grupy-sanca — o grupo de usuários de Python de São Carlos promove coding dojos, confraternizações e está planejando cursos de Python.
  • PyLadies São Carlos — capítulo são-carlense do PyLadies, uma organização internacional com o objetivo de ajudar que mais mulheres participem e se tornem líderes na comunidade de Python. São promovidos coding dojos, palestras e minicursos.
  • sancaLUG — grupo de usuários de Linux com a missão de fomentar o crescimento da comunidade e consciência pública sobre o sistema operacional e software livre como um todo. Promove installfests, eventos de confraternização e de divulgação.

O evento em fotos

Credits: 
Redação: Rafael Beraldo
Highlight: 
Não

Núclelo de Apoio à Pesquisa em Software Livre

Observatório de Tecnologias Abertas e Produção Intelectual Livre

Gestão de desenvolvimento e publicação de tecnologias abertas e produtos intelectuais livres.

Notícias sobre Tecnologia Open Source e Informação Livre

Startup Growth Lite is a free theme, contributed to the Drupal Community by More than Themes.